Sejam Bem Vindos ao Nosso Blog!!

Para todos aqueles, que gostam, despertam algum interesse ou se identificam com a Enfermagem.



Saúde a todos nós!!!

domingo, 25 de abril de 2010

RESUMO DO TEXTO: ANÁLISE DAS ATITUDES DE ENFERMEIROS E ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA PARAÍBA-BR QUANTO À UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR. Sérgio Ribeiro

Estudos realizados com profissionais e estudantes da área de enfermagem no estado da Paraíba revelaram que tanto para os estudantes como para os Enfermeiros há uma barreira quando o assunto é o computador como ferramenta de trabalho.

Pois mesmo com o avanço tecnológico expandindo-se cada vez mais, o uso do computador ainda é algo diferente na pratica da enfermagem, no ambiente de trabalho. Uma vez que ainda são poucos os hospitais informatizados no estado. Mesmo havendo um microcomputador no balcão de atendimento ao publico nestes hospitais.

Embora os enfermeiros possuam um maior acesso a publicações de informática, a falta de leitura é bastante elevada pra ambos os grupos. Uma vez que tantos os estudantes como os enfermeiros não tiveram acesso à disciplina de informática na Faculdade. O que demonstra uma grande necessidade de educação em informática, e explica a falta do domínio de conhecimento e familiaridade com a operacionalização das informações computadorizadas.

Embora os estudantes e enfermeiros se sintam motivados no aprendizado a informática é preciso investir em tecnologia e treinamento de pessoal para se criar uma cultura, pois há uma percepção de que o computador é uma ferramenta importante de trabalho que precisa ser conhecido e explorado para melhor assistir o paciente e gerenciar o serviço, aumentando assim a eficácia das atividades, o tempo de resolução gerencial do serviço e do cuidado de Enfermagem ao paciente.